PTENFR
RegistarEntrar

Viagem da ACISB a Nova Iorque - EUA no âmbito Projeto REDE LUSA

O objetivo do projeto Rede Lusa é fomentar a internacionalização das empresas da região de Bragança, numa perspetiva de aumentar as suas exportações através das comunidades emigrantes residentes em França, Reino Unido e Estados Unidos.

Na segunda deslocação do projeto, no passado dia 2 de Abril, a delegação da ACISB reuniu em Nova Iorque no Consulado Geral de Portugal e na aicep Portugal Global, com Senior’s Trade Officer’s e com Project Manager.

Nesse âmbito, para além da perspetiva do funcionamento do mercado americano, dos constrangimentos existentes, das restrições, do conhecimento aprofundado das comunidades portuguesas em Nova Iorque e Newark, este primeiro contacto teve como retorno contextualizar estratégias para a introdução de produtos regionais do Concelho e vender o território como destino turístico no importante mercado americano.

Na sequência dos contactos estabelecidos, analisamos a hipótese de participar numa das maiores feiras de comida, a Fancy Food Show, que se realiza em Junho na Califórnia e que será talvez a maior hipótese de contacto com empresários de todo o tipo de restauração, supermercados e importadores.

O plano de trabalhos contemplou, ainda, a visita a vários supermercados e os contactos com os respetivos empresários para poder analisar os produtos mais utilizados e com forte concorrência, mas com maior hipótese de exportação, nomeadamente o azeite, frutos secos, queijos, cogumelos, mirtilos entre outros.

A América foi a segunda escolha para continuar o ciclo de road show’s dos Países abrangidos por este projeto, pois é um mercado de difícil penetração e requer um trabalho mais aprofundado.

Vamos continuar os contactos no sentido de avaliar o interesse dos nossos associados em colocar os produtos nos mercados selecionados e ajudá-los a orientar todos os processos que se lhe associem.

Esta ação foi realizada no âmbito do projeto Rede Lusa que constitui uma iniciativa promovida pela ACISB co-financiada pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Data: 2019-04-07

Fonte: Rede Lusa